O Cartola FC esta de volta!

Em evento realizado em São Paulo, o Cartola FC foi oficialmente lançado para esta temporada. O Mercado do Cartola já está aberto, escale seu time!

Cartola FC 2017, lançamento do Cartola 2017: Monique Cardone, Lucas Strabko, Felipe Andreoli e Caio Ribeiro (Foto: Paula Carvalho)
Cartola FC 2017, lançamento do Cartola 2017: Monique Cardone, Lucas Strabko, Felipe Andreoli e Caio Ribeiro (Foto: Paula Carvalho)

Salve Cartoleir@s, após muita espera, o Cartola está de volta!

Enfim, o mercado do Cartola FC está aberto. Em evento realizado nos estúdios da TV Globo em São Paulo, o Cartola FC 2017 foi lançado nesta ultima terça-feira (25 de abril), com a apresentação de Monique Cardone, o evento contou com a presença de Cassius Leitão, Gustavo Poli, Caio Ribeiro, Felipe Andreoli, Lucas Strabko (Cartolouco) e Thiago Freitas, campeão da Liga Cartola PRO em 2016, além de toda a equipe técnica do fantasy game do Brasileirão 2017.
 

Live do Cartola FC

Assista a live completa do lançamento do Cartola FC 2017, que foi transmitido no site GloboEsporte.com e no Facebook do Cartola.

 

Caso tenha alguma dúvida, critica, problema técnico ou sugestão, envie para a equipe do Cartola FC. A cada ano que passa, a equipe esta cada vez mais próximo dos Cartoleiros, sempre buscando deixar o fantasy game mais famoso do Brasil com a sua, a nossa cara! Fica aqui o nosso parabéns para toda a equipe do Cartola FC por cada vez mais, dar ouvido aos mais de 5 milhões de mitos cadastrados no Cartola!

Novidades do Cartola FC

No evento ficou marcado pelas noticias do Cartola FC já divulgados em nosso site, como o Cartola PRO que pode ser pago através de boleto bancário, a promoção que levará um Cartoleiro ou Cartoleira com direito a um convidado para Berlim, assistir o amistoso entre Alemanha x Brasil em 2018, as novas premiações do Cartola PRO, e estatísticas sobre o fantasy game oficial do Campeonato Brasileiro na temporada de 2016.

No Cartola FC 2017, não terá a opção de banco de reservas, nem capitão como no fantasy game da Premier League. Uma novidade sobre o sistema de pontuações no Cartola FC: Falta cobrada em dois toques, e passe na cobrança de lateral, vão contar como assistência no Cartola caso resulte em gol, a partir desta temporada. Confira abaixo:

Gol de Michel Bastos, assistência de Jean:

Exemplo de gol com assistência de cobrança de lateral:
Assistência de lateral
 

• Prepare-se para o Cartola FC, baixe agora o Aplicativo do Cartola FC.
Cartola PRO: Concorra uma viagem para assistir o amistoso Alemanha x Brasil em Berlim!
 

Resenha com os Cartoleiros

O evento ficou marcado pelas informações, noticias, novidades e pelo esclarecimento de diversas dúvidas sobre o Cartola FC, confira abaixo os principais temas discutidos:

Táticas do Caio Ribeiro

Caio Ribeiro comentou sobre suas táticas de jogo, tão comentadas pela Monique Cardone e os demais jogadores do Cartola na redação do GloboEsporte.com, onde “dizem” que o comentarista dos canais Globo tem os seus “contatinhos” onde consegue informações privilegiadas, fato desmentido pelo comentarista.

Respeito com os jogadores

Felipe Andreoli mais uma vez ressaltou nesta Live do Cartola, para os Cartoleiros não irem criticar os jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro em seus perfis de redes sociais, por conta de seu desempenho (na maioria dos casos, uma pontuação ruim) nas partidas, lembre-se, o Cartola FC é um jogo.

Prováveis Escalações

Monique Cardone, que além de apresentadora oficial do Cartola FC, é repórter do canal SporTV. E ressaltou que se jogador A ou B não atua na partida, ou não inicia como titular conforme sinalizado no Cartola, a culpa não é do fantasy game, e sim do time/técnico. Vale lembrar que a maioria dos campeonatos realizados no Brasil, existe uma determinação que as sumulas de jogo com os titulares e reservas deve ser entregue a arbitragem no máximo 45 minutos antes do inicio da partida.

Assistente Técnico

Caio Ribeiro comentou que finado Assistente Técnico gera discussão entre a equipe do Cartola até os dias de hoje. Muitos jogadores do Cartola FC reclamavam que ele prejudicava a escalação, por isso foi abolido no final de 2016. A principal reclamação é de que ele dava mais errado do que certo. Vale lembrar que o assistente é automático, e não substituía os jogadores de acordo com os scouts, e sim por uma lógica.

Posições Definidas

Após definida a posição de um jogador, não é possível altera-la no decorrer da temporada. Várias posições foram corrigidas para 2017. E em 3 casos, foram solicitadas a ajuda dos Cartoleiros, que decidiram a posição final de 3 jogadores: Yago Pikachu (lateral) do Vasco, Guilherme (meia, ex-Corinthians) do Atlético-PR, e Everton (meia) do Flamengo.

Pontuações dos Jogadores

Quando existe um erro na pontuação de determinado jogador, os analistas do Cartola analisam novamente todos os lances dele, e se realmente algo estiver errado, eles corrigem a pontuação final. Errar é normal, o que não vale é a malandragem para tirar vantagem.

Defesas Difíceis

O Atributo de Defesa Difícil quase foi removido do jogo, isso mesmo, um dos principais itens que dão uma boa pontuação para os goleiros quase foi retirado do game. Para a nossa sorte, este item foi mantido, mesmo sendo um lance interpretativo, sem esse critério, o goleiro não iria pontuar muito e tiraria todo o mérito dele nos lances. Caio Ribeiro complementou dizendo que a maioria dos scouters (analistas de dados estatísticos do Cartola FC) também jogam bola, e isso ajuda também a definir o que é e o que não é DD.

Fechamento do Mercado do Cartola FC

Por questão de segurança, o mercado do Cartola fecha sempre 2 horas antes do inicio do primeiro jogo da rodada do Campeonato Brasileiro. Isso para manter a garantia de que caso algo aconteça na infra do fantasy game, exista tempo hábil para realizar alguma manutenção, que sempre é notificada para os Cartoleiros.

Abertura do Mercado do Cartola FC

A sumulas de cada partida devem ser entregues pela equipe de arbitragem para a CBF no máximo 24h após o termino da partida. E antes do mercado ser reaberto, todas as sumulas são verificadas, para garantir que todas as pontuações estejam corretas.

Aplicativo Cartola FC

O aplicativo do Cartola 2017 para Android está ok após a ultima atualização, e os Cartoleiros podem fazer o download a vontade. O aplicativo do Cartola FC Oficial para iPhone estará disponível em breve, a equipe técnica encontrou um erro e nos próximos dias, já estará ok na App Store!

Play no Cartola

A primeira edição do Programa Play no Cartola FC foi um tremendo sucesso, e para a nossa alegria, ele será semanal. O Programa a principio será semanal, todas as segundas sob o comando de Monique Cardone, com a presença de convidados como Felipe Andreoli, Caio Ribeiro e outros.

Blog Dicas do Campeão

O gremista Thiago Freitas (campeão da Liga PRO 2016) agora terá um blog no Cartola FC, o Dicas do Campeão. Nele, o Cartoleiro dará seus comentários, dicas e analises sobre o game.

 

Sobre o Cartola FC

O Cartola FC é o maior fantasy game do Brasil, criado em 2005 por Newton Fleury, o game foi desenvolvido pela Globo.com em parceria com o Clube dos 13, e é promovido pelos canais Globo, SporTv e pelo site GloboEsporte.com. O Cartola FC conta com mais de 3 milhões de usuários cadastrados, dados atualizados em 2016. O game conta com todos os jogadores e técnicos inscritos oficialmente na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e suas escalações em súmulas oficiais da CBF. Conheça toda a história do Cartola FC neste link.
 

• Curta a página do Dicas Cartola FC no Facebook.
• Siga o perfil oficial doDicas Cartola FC no Twitter.

5/5 (1)

Avalie este artigo