Scouts e Estatísticas do Futebol no Cartola Express

O Cartola Express é um fantasy game de ligas de tiro curto, no qual o Cartoleiro poderá criar múltiplas escalações e participar de disputas rápidas, valendo prêmios.

Dando continuidade nos conteúdos relacionados as modalidades disponíveis no Cartola Express, neste artigo vamos apresentar os scouts e estatísticas do Futebol no Cartola Express. Entenda mais sobre a modalidade, o significado de cada scout e as suas pontuações. O desempenho dos atletas a cada rodada dos campeonatos é transformado em pontos e computado para o(s) seu(s) time(s), de acordo com as regras abaixo.

As pontuações consideradas são as que ocorrem apenas durante o tempo regulamentar da partida (incluindo acréscimos). No caso de disputas mata-mata, em que é possível a ocorrência de prorrogação e/ou disputa por pênaltis, qualquer ação dos atletas nesse período do jogo não contará pontos para o seu time.

Futebol no Cartola Express

O Futebol foi a 1ª modalidade disponível no Cartola Express, inicialmente apenas com o Paulistão, e depois Brasileirão, Copa do Mundo e outras competições. Porém, o futebol no Cartola Express tem scouts e pontuações diferentes.

Pontuação no Brasileirão Série A

O scouts e pontuações abaixo são exclusivos para o Campeonato Brasileiro Série A.

Desarme (DS)+1.2
Falta cometida (FC)-0.3
Gol contra (GC)-3
Cartão amarelo (CA)-1
Cartão vermelho (CV)-3
Falta sofrida (FS)+0.5
Finalização na trave (FT)+3
Finalização defendida (FD)+1.2
Finalização para fora (FF)+0.8
Gol (G)+8
Impedimento (I)-0.1
Pênalti perdido (PP)-4
Pênalti cometido (PC)– 1,0 ponto
Pênalti sofrido (PS)+1
Assistência (A)+5
Jogo sem sofrer gol (SG)+5
Defesa (DE)+1
Defesa de pênalti (DP)+7
Gol sofrido (GS)-1

Definição dos Scouts

Entenda o significado de cada um dos scouts do Brasileirão Série A no Cartola Express:

Desarme

Quando o atleta toma a posse da bola de seu rival e fica com a mesma. Ou a bola sobra para seu próprio companheiro dar sequência ao lance; Quando um jogador tira a bola do domínio de um adversário, impedindo um drible ou a continuidade de uma jogada; Faz uma AÇÃO após um passe que seria certo e a bola sai para lateral, escanteio ou até tiro de meta. Só não vale o desarme nesses casos se a bola simplesmente bater no marcador e sair. É imprescindível que exista uma ação por parte do jogador que está na marcação: bote, esticada de perna, carrinho, etc; Quando um jogador fica com a bola porque seu companheiro deu um toquinho que tirou a posse do adversário.

O desarme é de quem deu o toque decisivo para a mudança de posse da bola. Ou seja, o desarme não é de quem ficou com a bola no fim das contas. Antecipação: Quando o jogador toma a frente de seu adversário depois que sai o passe e recupera a bola para o seu time, evitando que se concretize esse passe do adversário. Também é considerado desarme quando o jogador não chega a tomar a frente com o corpo mas consegue desviar a bola para seu time com um movimento que impeça a bola de chegar no adversário. Seja de pé, cabeça, peito.

Antecipação: Quando o jogador faz uma ação para interceptar um passe que seria certo, isto é, que iria na direção do companheiro de quem passou. É imprescindível que o jogador que tenta ficar com a bola faça algum movimento – seja uma esticada de perna ou deslocamento – para dar a posse da mesma para o seu time. O desarme será considerado mesmo se a bola sair do campo de jogo após a interceptação. Se a bola apenas sobrar de graça ou se for um passe errado, não será computado.

Gol contra

Quando um jogador finaliza com ou sem intenção a bola contra o seu próprio gol.

Gol

Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti.

Assistência

Será considerado “assistência” no Cartola Express somente o último evento antes de uma finalização que resulte em gol, seja ele um passe, cruzamento, lançamento, desde que esse evento seja determinante para possibilitar a finalização. A assistência será considerada mesmo que em seu percurso a bola sofra um leve desvio em um atleta do time adversário, possibilitando a finalização. Desvios involuntários, erro de domínio ou perda da posse em lances que a bola sobra para finalização em gol do companheiro de equipe não serão computados como assistência.

Jogo sem sofrer gol

Quando o time não sofre gol na partida, todos os jogadores de defesa (goleiro, zagueiros e laterais) ganham mais 5 pontos em sua parcial.

Defesa

Aqui é considerado todas as defesas do goleiro por finalizações dos jogadores adversários. 

Demais competições

Entenda o significado de cada um dos scouts do Campeonato Paulista, Copa Libertadores, Copa do Brasil, Campeonatos Inglês, Campeonato Espanhol e Campeonato Italiano, Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA™ 2026 e Eliminatórias Eurocopa 2024 no Cartola Express:

ScoutPosiçãoPontos
Jogou até 60 minutosTodas+1
Jogou mais de 60 minutosTodas+2
Jogou a partida todaMeias e atacantes+3
GolGoleiro+8
GolDefensores+6
GolMeias+5
GolAtacantes+4
Jogo sem sofrer golGoleiro e defensores+4
Jogo sem sofrer golMeias+1
2 gols sofridosGoleiro e defensores-1
AssistênciaTodas+3
Gol contraTodas-2
Pênalti perdidoTodas-2
DefesaGoleiro+0.5
Defesa de pênaltiGoleiro+5
Cartão amareloTodas-1
Cartão vermelhoTodas-3
Falta cometida que provoca golTodas-2
Pênalti cometidoTodas-2
Vitória em campoTodas+0.3
Derrota em campoTodas-0.3
Finalização defendidaGoleiro+1
Finalização defendidaDefensores+0.6
Finalização defendidaMeias e atacantes+0.4

Definição dos Scouts

Entenda o significado de cada um dos 14 scouts do Brasileirão no Cartola Express:

Jogou até 60 minutos

O jogador ganha 1 ponto, válido para todas as posições.

Jogou mais de 60 minutos

O jogador ganha 2 pontos, válido para todas as posições.

Jogou a partida toda

O jogador ganha 3 pontos, válido exclusivamente para meias e atacantes.

Gols

O Cartola Express segue as decisões oficiais das ligas sobre quem marcou, a menos que tenhamos 100% de certeza de que a súmula está incorreta. Às vezes, as decisões oficiais mudam após o término da partida. Para que o Cartola Express possa realizar os pagamentos de um torneio dentro de um prazo razoável, as alterações feitas no resultado oficial 20 minutos ou mais após o término da partida não serão levadas em consideração.

Gol de goleiro

Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti. No caso dos atacantes, a pontuação é +8 pontos na parcial.

Gol de defensor

Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti. No caso dos atacantes, a pontuação é +6 pontos na parcial.

Gol de meia

Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti. No caso dos atacantes, a pontuação é +5 pontos na parcial.

Gol de atacante

Os gols são as finalizações que deram certo, ou seja, que resultaram em um ponto para o time que fez o gol na partida. Esses gols podem ter sido resultado de uma jogada ou de um pênalti. No caso dos atacantes, a pontuação é +4 pontos na parcial.

Jogo sem sofrer gol

Para um jogador receber essa pontuação, ele precisa jogar pelo menos 60 minutos e seu time não sofrer nenhum gol enquanto estiver em campo. Observe que se um jogador for substituído no 60º minuto de uma partida, por exemplo, aos 59:30, ele não jogou 60 minutos e não receberá a pontuação, embora os relatórios da partida provavelmente relatem 60 minutos. Meias, defensores e goleiros receberão pontuações diferentes pelo jogo sem sofrer gols:

  • Goleiros e Defensores ganham 4 pontos
  • Meias ganham 1 ponto

2 gols sofridos

Os goleiros e defensores perdem -1 ponto em sua parcial.

Assistência

A Assistência para outras competições o Cartola Express é concedida nas seguintes situações:

  • O jogador realiza o último passe antes de um gol, mas a bola é desviada não intencionalmente por um adversário antes de chegar ao marcador
  • O jogador sofre um pênalti que resulta em um gol
  • O jogador sofre uma falta cuja cobrança resulta em um gol através de tiro direto
  • O jogador realiza uma finalização na trave, com rebote sendo convertido em gol por outro jogador
  • O jogador força um adversário a fazer um gol contra

Observação importante: A Assistência é computada normalmente como “Assistência” no sistema do Cartola Express, concedendo +3 pontos na parcial.

Gol contra

Os Goleiros e defensores perdem 1 ponto a cada 2 gols sofridos por sua equipe, logo, não há desconto de ponto caso o time sofra apenas 1 gol:

  • Levou 2 gols, perde 1 ponto
  • Levou 4 gols, perde 2 pontos
  • Levou 6 gols, perde 3 pontos
  • e assim sucessivamente…

Portanto, caso o time sofra 3 gols, os atletas perdem somente 1 ponto. Para 5 gols sofridos, serão 2 pontos perdidos.

Pênalti perdido

O jogador que perder o pênalti perde -2 pontos em sua parcial.

Defesa de pênalti

+5 pontos (apenas goleiros) – A defesa de pênalti é computada se o goleiro realmente defender o pênalti. Caso o adversário erre o alvo ou acerte a trave ou travessão sem que o goleiro toque na bola, o scout não será computado.

Cartões

Atletas que receberem cartões amarelos/vermelhos perderão pontos independentemente de estarem em campo ou no banco de reservas. A partir do momento em que o árbitro finalizar a partida (tempo normal + acréscimos), não serão computados pontos para os cartões, dado que cartões recebidos não poderão mais afetar o resultado do jogo.

Cartão amarelo

O jogador que receber um cartão amarelo irá perder -1 ponto em sua parcial.

Cartão vermelho

O jogador que receber um cartão vermelho irá perder -3 pontos em sua parcial.

Pênalti cometido

O jogador de qualquer posição que cometer pênalti, perderá 2 pontos de sua parcial, mesmo que a cobrança não seja convertida em gol.

Resultados em campo

Os jogadores receberão ou perderão pontos pelo resultado parcial de seu time enquanto eles estiverem em campo:

Vitória em campo

Vitória em campo, todos os jogadores receberão +0,3 pontos em sua parcial.

Derrota em campo

Derrota em campo, todos os jogadores perderão -0,3 pontos em sua parcial. 

Revisão de pontuação

Durante cada Partida, o Cartola Express recebe e revisa as pontuações ao vivo enviadas pelo fornecedor de scouts. Após o término de cada jogo, mediante recebimento das súmulas oficiais das respectivas confederações esportivas, os scouts e pontuações serão novamente revisados.

Caso os fatos relatados na(s) súmula(s) das Partidas que compuseram uma Disputa sejam alterados após o processamento de resultados, as pontuações dos atletas não serão atualizadas e o resultado da Disputa não será alterado. Tal situação é diferente de uma correção que precise ser feita após o pagamento dos Valores dos Prêmios, devido às questões abaixo:

  • Problemas técnicos no sistema Cartola Express
  • Erros nos processamentos de resultados da rodada pelo Cartola Express

Nestes casos, esse processo (incluindo o pagamento do Valor do Prêmio, quando aplicável) pode ser revertido e as Disputas podem ganhar um novo resultado.

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